top of page
Buscar

CONSTRUIR OU REFORMAR, por onde eu começo?

  • O.Pieczarka
  • 28 de set. de 2015
  • 4 min de leitura


Iniciar uma reforma pode ser uma das maiores dores de cabeça para muitas pessoas, seja pela falta de comprometimento e promessas que rondam o mercado, pela sujeira e entulhos ou pelos imprevistos indesejáveis. O roteiro sugerido à seguir lista 04 etapas que podem ser aplicadas em qualquer nível de intervenção, adaptado a cada tipo de situação: 1. Defina o projeto de arquitetura, reforma ou arquitetura de interiores!


Coloque ou contrate alguém para colocar todas as ideias no papel, tente visualizar o projeto "funcionando", se as modificações irão atender realmente o que você espera ou deseja, é o momento onde você tem que eliminar todas as dúvidas do que posteriormente será executado. Lembre-se: o papel aceita tudo!!!. Aproveite esta etapa justamente para visualizar as mudanças e entender o porquê da adição ou subtração de elementos – paredes, móveis, iluminação – e seus efeitos no ambiente após a intervenção. Somente com um bom projeto em mãos você terá certeza de que é isto realmente que você quer e poderá começar a fazer o planejamento físico-financeiro da obra. "Mas o serviço de um profissional é muito caro!" Um projeto bem elaborado pode diminuir em muito as mudanças no meio do caminho, evitando a extensão do prazo de obra e gastos desnecessários. Para isto, o ideal é contratar um arquiteto para o desenvolvimento desta etapa. Vale lembrar que o engenheiro só constrói casas quadradas e o arquiteto só fica “inventando moda” são apenas lendas no mercado, geralmente disseminados por “ditos profissionais” que não sabem trabalhar em conjunto ou mesmo que não garantem o próprio trabalho. Há profissionais bons e ruins nos dois lados, e somente o conjunto entre estes dois geralmente resultam em boas ideias aplicadas de uma forma personalizada e eficiente. Nem sempre o projeto mais barato ou mais caro vão resultar no que você realmente deseja! Busque referências e veja realmente se o profissional consultado domina o assunto. 2. Contrate os projetos complementares!

Após definido a nova planta, é muito importante, quando for o caso, o desenvolvimento do projeto de instalações e estrutural por profissional habilitado para tal. Um dos maiores causadores de incêndio são os curtos-circuitos nas instalações elétricas e problemas com fissuras e rachaduras pelo dimensionamento incorreto da estrutura. Importantíssimo os projetos complementares para evitar o “conflito” entre instalações de água e outros, sobrecarga no quadro de distribuição de energia ou desperdício de materiais. Se você acha que a melhor opção é arriscar a segurança da sua família, é uma pena, mas nada pode ser feito. 3. Contrate uma empresa ou profissional qualificado para a execução!


Quantas vezes contratamos os famosos “gatos” que só aparecem para fechar o contrato, receber o dinheiro e quando isso acontece, aparecem na obra para passear quando é chamado por que aconteceu algum problema? Esta situação já se tornou rotineira e é a maior arapuca em que o cliente pode cair. Dependendo da intervenção, o ideal é contratar uma empresa que tenha um responsável técnico que possa administrar situações adversas ou conduzir a execução segundo normas técnicas e condições seguras de trabalho, seja ele um arquiteto ou engenheiro. A conversa do “trabalho há não sei quantos anos com isso” já deveria ser algo que as pessoas não caíssem mais. Pense: você consegue encontrar aquele pedreiro que fez algo errado, ou se o encontra, consegue fazer ele voltar para arrumar algo depois que o mesmo recebe? Outra armadilha são os adiantamentos dados para os “gatos”, vale lembrar que isto é um assunto que deve ser discutido na contratação (o adiantamento serve para a compra dos materiais necessários para a execução, mobilização de equipe e como garantia de contrato), que desaparecem da obra e muitas vezes abandonam os subempreiteiros na obra para darem o “famoso jeitinho”. Se você quiser ser o responsável em definir alterações e executar a obra junto com a equipe enquanto alguém só recebe o dinheiro do contrato, vá em frente. Contratar algumas figuras carimbadas do mercado pode resultar só em dor de cabeça e muito prejuízo, visto que o mesmo não é habilitado para a função. Investir em uma empresa eficiente e qualificada, assim como um técnico habilitado para o acompanhamento da execução para a construção/reforma de sua casa, é uma das mais importante de todas as etapas. Um dos erros mais comuns é reformar a própria residência sem contratar um profissional do segmento... 4. Faça o planejamento físico-financeiro da obra!

Defina prazos coerentes considerando possíveis imprevistos. Leve em consideração a disponibilidade do dinheiro a ser gasto, a mão-de-obra e a entrega dos materiais. Quais são as atividades que serão necessárias para o início da execução do projeto – movimentações de terra, montagem de barraco de obras e demolições. Outro dado muito importante são os feriados no calendário, entregas de mobiliários e equipamentos específicos, solicitações de desligamento ou interrupção do fornecimento de água/ gás, assim como as autorizações necessárias do condomínio, quando for o caso, e os horários que são permitidos o transporte/ descarga de materiais e barulhos decorrentes da execução. Finalizando...

Não pense em fazer tudo sozinho, contratar um pedreiro e começar a construir. A falta de conhecimento em construção só traz transtornos, problemas, atrasos e prejuízo. Contrate profissionais especializados da área para elaborar os projetos, planejar, orçar e executar a obra. Você terá economia de tempo e dinheiro, qualidade, segurança e harmonia de espaços e acabamentos. Não pense que isso é um custo a mais!


Alguma sugestão de post? Mande para a gente: contato@plantaodevendas.com.br!


* fonte imagem: www.ramtechconstruction.com

____________________________________________________________________________________________________

O.Pieczarka é engenheiro-arquiteto com foco em reciclagem de ideias, conceitos e materiais... [ osmar@idea13.com.br ]

 
 
 

Comentarios


Destaque
Posts Recentes
Tags
bottom of page